O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau divulgou nesta semana o relatório semestral de investimento nas obras de expansão realizadas na cidade em 2017. Ao todo foram instalados 9,9 km de tubulação nova com um investimento que supera R$ 1 milhão.

Nos seis primeiros meses do ano, as equipes de expansão atuaram em 15 ruas de sete bairros diferentes: Hermann Hering, Victor Hering, Cuiabá, Tiradentes, Palhoça e Recife (Bom Retiro); Hermann Lange e Pedro Vermohlen (Fidelis); Theodoro Passold (Fortaleza Alta); Bahia (Do Salto); Iguape (Itoupava Seca); G. Arthur Koehler e Almirante Barroso (Vila Nova); e Nereu Ramos e Alameda Rio Branco (Centro).

Somente no bairro Bom Retiro, o Samae investiu mais de R$ 290 mil em 2,2 km de nova tubulação. As benfeitorias passaram por seis ruas da região nestes primeiros seis meses do ano. Na Rua Hermann Hering, a autarquia disponibilizou 1,4 quilômetros de novos tubos de 200 milímetros para substituir os que formavam a antiga rede de água. A ação aconteceu em conjunto com a Odebrecht Ambiental, que trabalhou na melhoria do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região.

Outro bairro que teve a expansão da rede de água foi o Fidelis, que teve investido cerca de R$ 340 mil em 4,9 km de nova tubulação em duas ruas. A Rua Hermann Lange teve a rede de água substituída. Na via, a autarquia realizou a ampliação da rede de água, totalizando 4,2 km de nova tubulação, contemplando os dois lados da rua. No local foram colocados novos tubos de 85, 110 e 150 milímetros, substituindo a rede antiga que abastecia a região.

Para os próximos meses a previsão da autarquia é de realizar a expansão de rede de água em outras quatro ruas em quatro bairros do município.

Fonte: Jornal de Blumenau