Notícias

“Agir consciente”: consumo de água e a AGIR em ação



Data: 11 de março de 2019
Crédito: Nátaly Regina Lopes - AGIR
Fotos: Imprensa - AGIR

“Agir consciente”: consumo de água e a AGIR em ação

- Olá, como vai você? Estou de volta para falar sobre algo que eu gosto muitíssimo: água! Já contei a minha rotina em relação à água e acredito que ela seja parecida com a sua, não é mesmo? Hoje estarei dando sequência na questão do consumo, bem como a atuação da AGIR nos 14 municípios consorciados, no objetivo de alcançar melhorias aos usuários.

Você lembra quando disse sobre o consumo médio do Brasil, equivalente a 200 litros por dia? Desta vez, apresentarei os dados das cidades catarinenses associadas à AGIR. Conforme o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), no ano de 2017, os municípios de Doutor Pedrinho e Guabiruba obtêm números inferiores à orientação da Organização das Nações Unidas, de 110 (l/hab/dia). Doutor Pedrinho consome em média, 108,42 litros por dia, seguido por Guabiruba, com 109,01 litros consumidos por dia.

Ah! Falando em Agência... é muito importante eu relembrar o excelente papel que a AGIR realiza em Santa Catarina. A Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí, atua com credibilidade na normalização dos serviços de saneamento básico e de transporte, sendo os de saneamento: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais. Os municípios que recebem os serviços da AGIR são: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

A AGIR atende em média 11% da população catarinense, contando com aproximadamente 770.993 de usuários. Cerca de 726.703 destes, são atendidos com abastecimento de água. Uau! E aí, o que achou? Amanhã tem mais!

Segue um infográfico que a Agência AGIR montou, contendo as médias do Médio Vale do Itajaí coletadas pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2017.

© Copyright 2020 - Direitos reservados à AGIR