AGIR comemora 10 ANOS de comprometimento com a Regulação do Médio Vale do Itajaí

Data: 30 de março de 2020

A AGÊNCIA INTERMUNICIPAL DE REGULAÇÃO, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ – AGIR é um consórcio publico composto por 16 (dezesseis) municípios, quais sejam: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. No ano em que comemoramos o décimo aniversário de existência, queremos agradecer a todos que percorreram e aos que ainda percorrem este caminho conosco. Acreditamos que nada se constrói sozinho, senão em parceria e com o espírito de coletividade.
A AGIR, que sempre prezou por seus valores éticos, trabalho em equipe, imparcialidade e transparência, busca em sua missão, garantir por meio da regulação, a prestação de serviços públicos municipais efetivos, primando pela universalização destes, através do atendimento isento e do diálogo e fortalecimento da relação entre poder público, usuários e prestadores.
Decorridos dez anos, já é possível afirmar que a curva de aprendizado inicial foi superada e atualmente, é com muito orgulho que podemos dizer que nosso trabalho é reconhecido nacionalmente e até em âmbito internacional. Vários prêmios já foram conquistados, fato que materializa o que se está dizendo, bem como os constantes convites que nossa equipe recebe para apresentar os nossos resultados para o mercado regulatório nacional e internacional.
Com o avanço dos controles, a AGIR passou a fiscalizar e a cobrar dos gestores municipais, o cumprimento das metas dos planos municipais de saneamento, o melhor gerenciamento das perdas de água e a melhoria da gestão da eficiência elétrica. Trabalhos diários são desenvolvidos no sentido de fazer com que os usuários possam ser atendidos com mais presteza e eficiência. Muito ainda há por ser feito, desde a melhoria dos serviços públicos, o melhor atendimento aos usuários, a clareza nas informações, a transparência menos burocrática e o cuidado com o dinheiro público, que é, ao fim e ao cabo, o nosso dinheiro.
Esperamos que esta história continue por muitos e muitos anos, fortalecida pela visão de ser reconhecida pelo usuário, por meio de atuação efetiva e consolidada na regulação dos serviços públicos municipais do Médio Vale do Itajaí.