Prefeitura de Guabiruba e Atlantis assinam Contrato de Concessão para serviços de água e esgoto no Município

Data: 4 de maio de 2020
Fotos: Valci S. Reis / PMG
Fonte: Adaptado de Prefeitura de Guabiruba

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, dia 30/04, a assinatura do contrato entre o município de Guabiruba e a Guabiruba Saneamento SPE S/A. O ato ocorreu na Câmara de Vereadores pouco mais de dois meses depois de o Tribunal de Contas do Estado liberar o andamento do processo licitatório para a concessão dos serviços de saneamento no município.

A fim de evitar aglomerações, a cerimônia teve transmissão ao vivo pela página da Prefeitura de Guabiruba no Facebook. Assim, imprensa e comunidade puderam acompanhar o ato remotamente sem necessidade do contato presencial.

Estiveram presentes no ato o Prefeito Matias Kohler, o Vice-Prefeito Valmir Zirke, a presidente da Câmara de Vereadores Rosita Kohler e representantes das entidades: o Núcleo de Empresários de Guabiruba (NEG) e a Polícia Militar. A AGIR - Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí esteve representada por sua Diretora Administrativa e Institucional, Ana Claudia Hafemann e o Gerente de Saneamento, Ricardo Hübner.

Metas e prazos

O contrato prevê a concessão dos serviços de água e esgoto de Guabiruba pelos próximos 30 anos. As metas devem seguir o Plano Municipal de Saneamento Básico, disponível no site da Prefeitura e no site da AGIR, acesse aqui. Este, por sua vez, segue as diretrizes do Plano Nacional de Saneamento Básico, uma legislação federal que estipula, entre outras coisas, que cidades do porte de Guabiruba estejam com tratamento de água e esgotamento sanitário resolvidos ou encaminhados até o final deste ano.

A Guabiruba Saneamento SPE S/A faz parte do Grupo Atlantis, vencedor da licitação realizada em 2018. O contrato assinado nesta entrou em vigência a partir da meia-noite da sexta-feira, 1º de maio, e vale por 30 anos com investimentos previstos de R$ 137 milhões.

De acordo com o prefeito Matias Kohler, a prioridade máxima agora é a modernização do sistema de captação, tratamento e distribuição da água que está defasado em pelo menos 20 anos. A meta da Atlantis é de estar com essa etapa concluída e funcionando em até três anos. O passo seguinte é a implantação da coleta e tratamento do esgoto. O objetivo é que 100% da população seja atendida com saneamento básico em até 12 anos.