AGIR realiza fiscalização nos serviços de resíduos sólidos do SAMAE de Blumenau

Data: 15 de março de 2021

AGIR realiza fiscalização nos serviços de resíduos sólidos do SAMAE de Blumenau

Em processo iniciado no ano de 2020, a AGIR realizou entre os dias 22 e 24 de fevereiro a fiscalização in loco dos serviços de resíduos sólidos do município de Blumenau, gerenciados pela autarquia municipal SAMAE. O Gerente de Estudos Econômico-Financeiros, André Domingos Goetzinger, e a Engenheira Sanitarista, Caroline Hoss, acompanhados pelos representantes do SAMAE de Blumenau verificaram as instalações presentes na sede de resíduos sólidos, no bairro Salto do Norte, sendo elas: prédio administrativo, balança e controle de pesagem dos caminhões, estação de transbordo, antigo aterro desativado e lagoa de tratamento de chorume e demais dependências. Também foi realizada visita na cooperativa de resíduos recicláveis de Blumenau – Cooperreciblu, que está sediada nas dependências do SAMAE. Os técnicos da AGIR ainda fiscalizaram o serviço de coleta porta-a-porta do município, realizado pela empresa RACLI, e o trabalho de triagem, processamento, destinação final dos resíduos da construção civil e de recicláveis, realizado pela empresa Vitaciclo.

A fiscalização visou averiguar o cumprimento dos requisitos mínimos de prestação do serviço, conforme preconizam as legislações vigentes e a normativa nº 007/2019 da AGIR, assim como verificar a compatibilidade com os planos municipais, estadual e nacional de resíduos sólidos. Além da verificação in loco, evidências documentais foram levantadas e como produto será elaborado um Parecer Técnico com um Relatório de Fiscalização, que será discutido com as entidades envolvidas e divulgado no site da AGIR.